Educação
que conecta
sonhos e
realidade.
O Ensino Médio Integral é um modelo de ensino público e gratuito que proporciona uma experiência única de aprendizado, contribuindo para que cada vez mais jovens se sintam preparados para transformar suas vidas e realidades.
No centro dessa proposta inovadora está o fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes, que, com o apoio de educadores, constroem seu projeto de vida e descobrem novas possibilidades para o futuro.


Uma jornada
completa para um
desenvolvimento
integral.
Com uma jornada ampliada, de 7 a 9 horas por dia, cada momento na escola se torna uma oportunidade de aprender, conviver e se orientar. Professores, gestores e toda a equipe escolar trabalham juntos para criar um ambiente de apoio e incentivo, onde cada jovem possa se desenvolver plenamente.
COMO FUNCIONA O MODELO?
O Ensino Médio Integral se baseia em oito pilares que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo, ampliando as perspectivas dos estudantes sobre sua realidade e o futuro brilhante que têm pela frente. Na prática, isso significa que, além das aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e outras, os jovens também têm acesso a:

Projeto
de Vida
O estudante sonha, reflete sobre quem ele é, planeja onde quer chegar e constrói ativamente seu futuro.

Protagonismo
juvenil
O jovem é estimulado a desenvolver sua autonomia, criatividade, autogestão, sendo corresponsável pelo seu processo educativo.

Acolhimento
Antes de mais nada, a escola cria um ambiente de acolhimento e aproximação, estimulando a interação entre as pessoas.

Matérias
Eletivas
O estudante tem acesso a atividades interdisciplinares para ampliar sua formação básica.

Orientações
de Estudo
O jovem aprende técnicas de planejamento e organização de estudos, autonomia, autodidatismo e colaboração.

Tutoria
O educador acompanha e se comunica com os estudantes, planejando junto com eles seu desenvolvimento.

Aprendizado
na Prática
O estudante conecta o que aprende na teoria à realidade do seu dia a dia, cultivando o pensamento científico, crítico e criativo.

Tempo
Integral
O estudante tem espaço e tempo para o seu desenvolvimento integral.
Ganha o estudante, a comunidade
escolar e toda a sociedade.
Tem dúvidas se o Ensino Médio Integral é o melhor caminho para melhorar a educação pública e ampliar oportunidades para os jovens? Dá uma olhada nesses benefícios.








1 – BARROS et al., 2020. LEPES, 2022; ROSA et al., 2022. SCORZAVAFE et al., 2022 | 2 – LEPES, 2022; SCORZAVAFE et al, 2022. | 3 – SALOMÃO et al, 2024 | 4- ISG, 2019. | 5 – Inep e Instituto Natura, 2023. | 6 – Insper e FGV-Ibre, 2024. | 7 – Fontes: ISG, 2022
Inspiração
regional,
transformação
em escolas de
todo o Brasil.
Tudo começou em 2004, no histórico Ginásio Pernambucano, a primeira escola a adotar o modelo do Programa de Educação Integral do estado de Pernambuco. Com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), essa iniciativa transformou o ambiente escolar, fazendo das escolas públicas espaços mais dinâmicos e acolhedores, onde aprender vai além das aulas tradicionais: é uma preparação para a vida.
O resultado foi o melhor que se poderia imaginar: Pernambuco, que ocupava a 18ª posição no Ideb em 2004, chegou ao topo em 2015 e continua entre os melhores do país.
Hoje, com o ensino integral consolidado como política pública e presente em todos os municípios de Pernambuco, o modelo inspira outras regiões e comprova que uma educação pública de qualidade é possível.

Quer saber como é a rotina de uma escola
integral? assista ao documentário.
“Tudo Que Podemos Ser” mostra a história de Alexsandra, Cleanderson, Elias, Moisés, Nicole, Paloma, Raquel e Vitória. Oito jovens que vivem dia a dia a experiência transformadora que é estudar e conviver em uma escola de Ensino Médio Integral da rede pública brasileira.
Conheça
o Quero
Integral!
O Quero Integral é uma iniciativa dedicada a promover e disseminar os benefícios do Ensino Médio Integral. Queremos mostrar como é possível transformar cada vez mais escolas públicas, estudantes e comunidades escolares por meio de uma educação de qualidade.
Perguntas
Frequentes
O Ensino Médio Integral é um modelo que amplia o papel tradicional da escola, com o propósito de preparar os jovens para a vida. Passando mais tempo na escola, além das aulas de Língua Portuguesa, Matemática etc, os alunos desenvolvem competências socioemocionais, conquistando autonomia e protagonismo.
Além disso, recebem suporte para imaginar e construir seu projeto de vida.
No curto prazo, o ensino integral oferece um aprendizado que conecta as aulas ao dia a dia dos estudantes, tornando a escola mais envolvente e significativa. Além disso, o modelo desenvolve habilidades como autonomia e protagonismo, enquanto abre mais portas para o futuro, seja na faculdade ou no mercado de trabalho. Apesar de exigir maior dedicação, também oferece suporte constante e ajuda os jovens a se organizarem melhor, preparando-os para desafios maiores.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Natura mostrou que os estudantes do Ensino Médio Integral participam mais do Enem e alcançam notas mais altas no exame. Além disso, o modelo desenvolve habilidades como autonomia, trabalho em equipe, organização e técnicas de estudos para desenvolver autodidatismo, que são fundamentais tanto para o mercado quanto para o vestibular.
No Ensino Médio Integral, os estudantes passam entre 7 e 9 horas na escola. O dia é dividido entre aulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, projetos, atividades práticas e momentos de convivência, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.
Os estudantes são estimulados a participar das aulas ativamente, discutem como aplicar o que aprendem no dia a dia, resolvendo problemas reais e entendendo como esses conhecimentos podem melhorar suas vidas e abrir caminhos para realizarem seus sonhos.
Não, o Ensino Médio Integral e o Novo Ensino Médio não são a mesma coisa.
O Novo Ensino Médio (NEM) é uma política nacional que muda a carga horária e o currículo em todas as escolas de nível médio no Brasil. Ele organiza os estudos em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Além disso, a carga horária mínima anual está aumentando aos poucos e deve chegar a 1.400 horas.
Já o Ensino Médio Integral é um modelo pedagógico que vem sendo adotado pelas secretarias de educação brasileiras. Ele vai além das matérias obrigatórias, oferecendo uma formação mais completa, que combina conteúdos acadêmicos e habilidades socioemocionais, preparando os estudantes para a vida profissional, acadêmica e pessoal.
Embora não seja obrigatório, sua implementação tem mostrado excelentes resultados. Para incentivar sua adoção, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escolas em Tempo Integral (PETI), oferece apoio financeiro e técnico às redes estaduais de ensino interessadas nesse modelo.
O modelo exige mais tempo e dedicação, mas os estudantes recebem apoio para se adaptarem. Com o acompanhamento da equipe escolar e um ambiente acolhedor, eles criam vínculos mais fortes e superam desafios juntos. Embora passem mais horas na escola, o dia é preenchido com momentos de convivência e atividades que tornam a experiência mais leve e cheia de significado.
O modelo oferece atividades que estimulam a empatia, o autoconhecimento, a comunicação e o trabalho em equipe. Com as aulas de projeto de vida, clubes e tutoria, eles têm a chance de refletir sobre seus objetivos, enquanto aprendem a conviver com os outros e enfrentar desafios com mais confiança e segurança.
Os professores do Ensino Médio Integral conhecem bem a rotina da escola e têm mais tempo para acompanhar de perto a evolução dos estudantes. Com práticas de monitoramento e orientação, eles não apenas ajudam a superar dificuldades na escola, mas também oferecem suporte nas relações com amigos e na escolha de um caminho profissional.
Toda a equipe escolar é orientada a passar por formação inicial para começar no tempo integral e continua sendo capacitada ao longo do ano.
Entre em contato no e-mail: querointegral@institutosonhogrande.org