Em Tocantinópolis, escola pública de ensino médio tempo integral celebra recorde de notas acima de 900 na redação do ENEM 2024
Originalmente publicado por Assessoria de Imprensa.
CEM Darcy Marinho, de Tocantinópolis (TO), a 500km de Palmas, é a única instituição integral na cidade e celebrou conquistas expressivas, com aprovações em universidades públicas em cursos como Arquitetura e Medicina Veterinária, além de altos índices na redação do exame
Estudantes do Centro de Ensino Médio Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis (TO), conquistaram grande destaque no ENEM 2024. Para o ano letivo de 2025, a escola obteve 11 estudantes com notas acima de 900 na redação, um marco significativo para a instituição que, até então, havia registrado apenas uma aluna com desempenho semelhante – 960 pontos na redação do ENEM 2022.
O feito ganha ainda mais relevância ao considerar que, nacionalmente, apenas 10,7% dos candidatos atingem notas acima de 900 na redação. Tocantinópolis, com cerca de 20 mil habitantes, possui apenas quatro escolas públicas que ofertam o ensino médio, sendo o CEM Darcy Marinho a única com o modelo de tempo integral, que se destaca por sua abordagem inovadora na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Entre os destaques estão Manoela Fernandes de Araújo, que alcançou 940 pontos e garantiu sua vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Henrique de Sousa Pereira, aprovado em Engenharia Agronômica no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com uma nota de 920 na redação.
Protagonismo e formação integral
A diretora da escola, Suelene Gomes Silva, atribui o sucesso dos alunos à metodologia de ensino em tempo integral, que oferece um currículo alinhado às dimensões intelectual, social e emocional dos estudantes. “O ensino integral faz toda a diferença, pois os alunos são preparados para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais, com foco na formação para o século XXI”, ressalta. Além do conteúdo curricular, a escola aposta em iniciativas que promovem o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.
Um dos destaques dessa abordagem é o Clube Monteiro Lobato, voltado para a leitura e produção textual. A aluna Thaís Regina Borges Resplandes, que participou ativamente do clube por dois anos e chegou a presidir o grupo, conquistou uma vaga no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), após obter 900 pontos na redação. “O clube me ajudou bastante. A gente fazia muitas leituras e produzia textos, o que me fez melhorar na escrita. Foi uma experiência muito importante para mim”, comenta a estudante.
Além do clube de leitura, outros grupos desempenharam papel fundamental na formação dos alunos, como o Clube Emoções, que trabalha o desenvolvimento socioemocional por meio do projeto “Doutores do Afeto”, e os clubes de Música e de Dança, que proporcionaram
experiências enriquecedoras, com participação em eventos como o Canta Tocantins e o Dança Tocantins, realizados em todo o Estado, onde estudantes da escola chegaram à fase final da competição regional.
A diretora Suelene reforça que os clubes são uma extensão da sala de aula e oferecem um espaço para que os estudantes desenvolvam competências além do currículo formal. “Esses projetos incentivam os alunos a acreditarem no seu potencial e contribuem para que estejam mais preparados para os desafios da vida acadêmica e profissional”, conclui.
Excelência acadêmica e resultados expressivos
A qualidade do ensino no CEM Darcy Marinho é resultado do comprometimento dos professores e da eficaz aplicação dos pilares do modelo de ensino integral. Um desses pilares, o nivelamento, garante que cada aluno receba um acompanhamento personalizado para superar dificuldades de aprendizagem e reforçar os conteúdos nos quais apresentam deficiência. “Nosso objetivo é identificar as dificuldades de cada estudante e oferecer suporte para que eles se sintam confiantes e preparados para o ENEM”, afirma o professor Raimundo Vaney Gomes da Silva, titular de Língua Portuguesa. Como resultado, a turma de 3º ano alcançou desempenhos notáveis, com 21 estudantes obtendo notas entre 800 e 900 pontos. No Tocantins, uma em cada dez escolas de ensino médio é de tempo integral, totalizando 28 escolas integrais avaliadas em comparação a 180 escolas regulares. Os dados do Censo Escolar 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçam a importância dessa modalidade. O Tocantins ocupa o primeiro lugar no ensino médio integral na Região Norte e o segundo em âmbito nacional, atrás apenas de Goiás e Espírito Santo, que estão empatados no primeiro lugar. Com uma média de 4,7, as escolas integrais do Governo do Tocantins superaram a média nacional de 4,1, tornando-se a rede estadual de ensino integral de maior destaque na região. Atualmente, 18% das escolas públicas estaduais já adotam esse modelo educacional.
Sobre o Ensino Médio Integral
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.
Foto: Folha do Bico